sábado, 23 de janeiro de 2016

Peixes magros, meio gordos e gordos

Bom dia a todas,

Espero que o fim de semana esteja a correr bem, o meu está a correr lindamente.

Hoje decidi falar-vos sobre a importância do peixe na nossa alimentação e dos vários tipos de peixes existentes, visto o peixe ser um dos pilares fundamentais da alimentação mediterrânea, . Desta forma, ficam a saber na perfeição o que estão a comer.
E como conhecimento, nunca fez mal a ninguém aqui fica um texto sobre este tema.


Segundo o teor de gordura, podemos dividir o peixe em:

Peixes magros: A sua constituição em gordura não ultrapassa os 3%. De destacar, o verdinho, bacalhau, besugo, areeiro, alabote, linguado, pescada, tamboril, rodovalho.

Peixes meio gordos: A sua composição em gordura encontra-se entre os 3 e os 7%. De referir: o safio, dourada, robalo, mero, peixe - espada, salmonete legítimo e salmonete lodo, truta arco - iris.

Peixes gordos: A sua composição em gordura varia entre os 8.1 e os 15.3%. Entre eles encontramos o atum, anchova, cavala,carapau, xaputa, salmão, sardinha.



A gordura é a componente nutricional que fornece mais energia, portanto, dependendo da quantidade de gordura de um peixe, pode fazer-se uma ideia aproximada das calorias do peixe. Por exemplo:
  • Qualquer peixe magro, terá sempre menos de 60kcal/100g de produto.
  • Qualquer peixe gordo, fornecerá entre 80 a 130 kcal/100g de produto.
  • Qualquer peixe gordo, terá mais de 150 kcal/100g de produto.
A gordura do peixe é diferente do teor gordo da carne, não tanto pela quantidade mas pela sua qualidade e pelas vantagens nutricionais. Pois a gordura presente nos peixes tem um maior grau de ácidos gordos polinsaturados, com uma cadeia longa e muitas insaturações.
A grande vantagem destes ácidos é que reduz o colesterol e as lipoproteínas de baixa densidade, muito conhecidas pelo "colesterol mau" LDL.



Agora quando estiverem indecisos no que comer, optem sempre por peixe em vez da carne, e dentro de todas as variedade existentes de peixe, optem pelos peixes magros.


Ajudei??
Espero sinceramente que sim.

Beijinhos e amanhã deixo-vos mais umas coisas interessantes.


1 comentário: